Mudanças de teores de sódio em alimentos a partir de 2012

O acordo entre fabricantes e o governo prevê redução do teor de sódio em 16 categorias de alimentos a partir de 2012. A medida está prevista em  acordo assinado dia 7 de abril entre o Ministro da Saúde e Associações da Indústria de Alimentos.

A diminuição será gradual e dividida em etapas. Entre os alvos estão as massas instantâneas, pães de forma, bisnaguinhas, e outros ítens já sugeridos a definir no fim do ano. O desafio do setor será a substituição do ingrediente sem alteração no sabor (e questões de conservação) do alimento. Estudos de Engenharia de Alimentos apontam como alternativa a troca de sódio por cloreto de potássio.

Entre os alimentos testados pela PROTESTE em que foram detectados sódio em excesso destacam-se o macarrão instantâneo, que chega a ter 90% da quantidade de sódio que um adulto pode consumir por dia. O salame, cuja porção de 40 g tem 2 g de sal (5%).Os alimentos de fast food, os combos infantis chegam a ter 400% do que as crianças entre um e três anos necessitam de sódio num dia.As análises feitas também demonstraram que os pratos prontos desidratados chegam a ter 42% do total de sódio que pode ser consumido no dia por um adulto.

Esse post foi publicado em Geral/variedades, Segurança Alimentar - Regulamentação e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário