Rotas Estratégicas

 

Em 2005, o Sistema FIEP iniciou o projeto “Setores Portadores de Futuro para o Estado do Paraná”. Foram analisadas as principais tendências para a indústria no horizonte de 2015-2018. Foram identificados aquelas indústrias mais promissoras para o estado. Dentre os setores identificados como mais relevantes, encontra-se o setor Agroalimentar.

Ao longo de 2008, o Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia do SENAI/PR buscou responder às seguintes perguntas:

“Que futuro vamos construir?”
“Como chegar lá?”

Foram convidados especialistas da indústria e da academia para construir as visões de futuro para a indústria. A equipe de pesquisa do Observatório em conjunto com 19 especialistas de todo o Paraná se reuniram em painéis e desenvolveram não só as visões de futuro como também as tecnologias-chave, os fatores críticos de sucesso, as ações ao longo do tempo necessárias para a realização das mudanças. As quatro visões são:

  • Internacionalização das indústrias agroalimentares. Fatores críticos: Pesquisa de Mercado, Marketing Externo, Qualidade e Segurança e Modelo de Gestão.
  • Indústria Agroalimentar Sustentável. Fatores críticos: Política Pública, Política Empresarial, Política Social e Desenvolvimento Tecnológico.
  • Selo de origem  com imagem de marca para produtos agroalimentares da indústria paranaense. Fatores críticos: Regulamentação, Cooperação entre agentes, Certificação, Marketing e Informação.
  • Referência em produtos orgânicos. Fatores críticos: Certificação, P&D Tecnológico, Produtores Agrícolas e Políticas de Desenvolvimento.
  • Referência no desenvolvimento de Produtos Funcionais. Fatores críticos: Política Alimentar, Legislação, P&D Tecnológico e Inovação, Marketing e Inovação.

Conheça mais sobre as Rotas Estratégicas e em especial o Roadmapping de Agroalimentar no seguinte link: www.fiepr.org.br/observatorios/FreeComponent2264content38332.shtml

Deixe um comentário