Bem estar animal e qualidade da carne é tema de palestra no IUFoST

O consumidor valoriza muito o aspecto visual da carne na hora da compra. (Foto: Portal Giro News).

Bem-estar animal e a qualidade da carne foi tema de palestra durante o “XVI World Congress of Food Science and Technology”, mais conhecido como 16º IUFoST, congresso cientifico mais importante do mundo na área de ciência e tecnologia de alimentos, que acontece esta semana em Foz do Iguaçu . Essa é a primeira vez que um país latino-americano sedia o evento, que conta com mais de 3.000 participantes de 47 países.

O palestrante Massami Shimokomaki, pesquisador da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Londrina, abordou em sua palestra as metodologias utilizadas no Brasil para evitar o estresse pré-abate de frangos de corte. O objetivo é melhorar o bem-estar das aves para indiretamente aumentar a qualidade da carne desses animais. Sabe-se que a intensa seleção genética para aumentar o ganho de peso, a eficiência alimentar e o rendimento de carcaça ocasionou alterações na qualidade da carne de frango.

Entre os problemas da indústria processadora de frango de corte destaca-se a ocorrência de carnes PSE (Pale, Soft, Exudative), anomalia que ocasiona modificações nas características bioquímicas do músculo, deixando a carne com aspecto pálido. A ocorrência de carne PSE pode ser determinada pelo baixo pH (<5,6) e pelos parâmetros de cor (L*,a* e b*).  Leia mais.

Informações de Rota Estratégica do Setor de Biotecnologia Animal.

Anúncios

Sobre Adriane Bainy

Pesquisadora do Observatório de Prospecção e Difusão de Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado do Paraná – FIEP
Esse post foi publicado em Feiras e Eventos, Qualidade e Segurança Alimentar e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s