Yoplait, 2ª maior de iogurte, deve focar em expansão internacional; Brasil é um dos alvos

Fonte: MilkPoint

A General Mills deve tornar a expansão nos mercados internacionais uma prioridade para a Yoplait após ter ganhado o controle das ações da companhia fabricante de iogurtes francesa na semana passada, disse um analista do Euromonitor International, Ildiko Szalai.

A gigante do setor de alimentos dos Estados Unidos fechou um acordo de participação majoritária de 51% na Yoplait na semana passada após uma guerra de lances que ganhou em março – tendo combatido outros grandes nomes rivais, incluindo Nestlé e a chinesa Bright Food.

Szalai disse que a expansão internacional deveria ser a maior prioridade da Yoplait – com os mercados emergentes oferecendo as melhores oportunidades para aumentar a receita de vendas. “Em termos de crescimento no valor de vendas varejistas, China, Brasil e Índia são os alvos mais atrativos de expansão, com os três mercados combinados devendo representar 47% dos ganhos no mercado global de iogurte no período de 2010-2015”.

Analisando o desempenho da Yoplait até agora, Szalai disse: “A marca conseguiu um bom 4,4% de CAGR (taxa composta de crescimento anual) durante 2005-2009, apesar de seu valor de participação no mercado global ter estagnado em 1,2% durante esse período”.

A Yoplait é especialmente forte nos Estados Unidos, onde a General Mills tem licença de uso da marca desde 1977. Em 2009, a Yoplait gerou cerca de 52% de suas vendas na América do Norte e Szalai disse que existe espaço para crescimento no mercado, à medida que as vendas de iogurte estão crescendo rapidamente e o consumo ainda é bem menor que na Europa.

O maior mercado emergente da marca é a América Latina, representando 6% de seu valor de vendas varejistas em 2009, com seus mais fortes mercados na região sendo México e Venezuela. A presença da marca na Ásia-Pacífico é, em grande parte, limitada à Coreia do Sul, cujo mercado de iogurtes deverá se contrair em 2% de 2010 a 2015, ou US$ 127 milhões em termos de valor constante, de acordo com o Euromonitor.

As informações são do Dairy Reporter

Esse post foi publicado em Internacionalização, Mercado e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário