Suplementos contendo DMAA são banidos do país e tem venda suspensa pela Anvisa

A Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa), atendendo a legislação vigente proibiu a importação e a venda dos suplementos alimentares Jack3D, Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black. Todos eles contêm a substância dimethylamylamine (DMAA), que pode causar graves danos à saúde das pessoas e, em alguns casos, até a morte. A DMAA foi proscrita do País no dia 3, o que impede a importação dos suplementos que contenham a substância, mesmo que por pessoa física e para consumo pessoal. O DMAA é um estimulante usado, principalmente, no auxílio ao emagrecimento, aumento do rendimento atlético e até mesmo como droga.

A Anvisa alertou sobre os ingredientes contidos nos suplementos, considerados não seguros para o consumo como alimentos e que podem conter substâncias com propriedades terapêuticas. Porém essas substâncias consideradas terapêuticas não podem ser consumidas sem acompanhamento médico. Como problemas à saúde humana podem ser englobados efeitos tóxicos, em especial hepatotoxicidade (com alterações graves no fígado), disfunções metabólicas, danos cardiovasculares, alterações do sistema nervoso e, em casos graves, a morte. Leia mais

Com informações de Estadão

Anúncios

Sobre Oraide Woehl

Dra. em Ciências Naturais pela Universidade Johannes Gutenberg, Mainz - Alemanha, Mestre em Ciências Veterinárias pela Universidade Federal do Paraná, Bióloga. Atua como pesquisadora das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense - Setor Biotecnologia Agrícola e Florestal.
Esse post foi publicado em Legislação e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s