Programa europeu quer reduzir o desperdício de alimentos em 75% com um projeto de embalagem ativa, sustentável e inteligente

IMAGEM: Site ISA-Pack

A iniciativa denominada ISA-Pack (http://www.isapack.eu/), criada pelo programa EU Seventh Framework Programme, reúne companhias e centros de pesquisas de cinco países europeus. O grupo quer desenvolver dois materiais biopolímericos inovadores:

1)      Filmes “stretch” para substituir o convencional de PVC. O material mais cotado é um copolímero insaturado (PHB), polihidroxibutirato. Este polímero deve apresentar propriedades de barreira de alta performance. O PHB parece satisfazer estes quesitos. O material é obtido a partir de fermentação biológica de matéria-prima sustentável, sendo facilmente modificado por processos sintéticos ou biológicos além de ser biodegradável. Possui também propriedades térmicas e mecânicas adequadas para a produção na indústria de embalagens.

 2)       Folhas e filmes de barreiras gasosas para embalagens a vácuo e em atmosfera modificada carnes frescas. Neste caso o copolímero HB

Esses materiais permitem embalagens de alimentos com tecnologia ativa e inteligente (A-I) para extensão de shelf-life. Aliado a esse elemento chave do projeto está o desenvolvimento de um sistema indicador que imprime diretamente na embalagem. Esse projeto se iniciou em janeiro deste ano e deve ser concluído no final de 2014. Entre seus integrantes estão: UK Materials Technology research Institut, University of Birmingham (UK), ITENE (Espanha), Biopac (UK), Intrex (Polonia).

Anúncios
Esse post foi publicado em Embalagens, Geral/variedades, Inovação e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s