Fiep lança a Bússola da Inovação

Projeto irá orientar empresários do Paraná no entendimento da inovação

A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), por meio do Senai Inovação e dos Observatórios Sesi/SenaiI/IEL, disponibilizou para o setor produtivo do Estado o projeto “Bússola da Inovação”. A iniciativa propõe avaliar e comparar o status da inovação entre as indústrias do Paraná, além de orientar empresários e executivos sobre as variáveis que compõem a inovação e a sua importância para a competitividade.
O projeto teve início com um amplo processo de investigação, ainda em 2009, com o interesse de analisar e impulsionar as atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P&D&I) na indústria paranaense, a fim de contribuir para situar o estado em posição competitiva no cenário nacional e internacional.

 Para o presidente do Sistema Fiep, Edson Campagnolo, a economia brasileira precisa se apoiar na pesquisa, desenvolvimento e inovação para que as empresas se desenvolvam de forma sustentável e cada vez mais competitiva frente ao mercado externo. “Ainda que alguns importantes mercados, como Europa e Estados Unidos apresentem fragilidade econômica, o Brasil se mostra forte em diversos setores da economia. É um bom momento para que empresários e instituições como a Fiep se unam para gerar valor aos seus negócios e produtos”, ressalta Campagnolo. “O empresário brasileiro sofre com a alta carga tributária e a concorrência asiática. Uma saída é investir em qualidade por meio da pesquisa, desenvolvimento e inovação”, conclui.

 A pesquisa, a concepção e o desenvolvimento do projeto Bússola da Inovação estão sendo realizados em cooperação com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Além desses parceiros, o projeto também conta com o apoio financeiro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

 De acordo com o diretor regional do Senai-PR, Marco Antonio Secco, o projeto permite diagnosticar o status da inovação na indústria e irá auxiliar os empresários no que diz respeito à inovação. “A Bússola da Inovação, ao mesmo tempo em que sensibiliza para a importância da pesquisa, do desenvolvimento e da inovação, orienta os empresários sobre ações que podem ser desenvolvidas para fortalecer as variáveis relacionadas à inovação, identifica também as fraquezas e as oportunidades de melhoria para o negócio. É uma iniciativa pioneira no Brasil”, explica.

 Dois anos após o início das pesquisas, o projeto está disponível para o setor produtivo do Estado. Segundo Secco, o momento agora é de divulgar para atrair o maior número de empresários. “Foram consultados os principais estudos sobre inovação realizados no Brasil e no mundo, acompanhado pelo desenvolvimento da plataforma tecnológica, chamada de coleta-aprendizagem, para sensibilizar as indústrias participantes sobre o processo de inovação. Agora precisamos envolver as empresas e assim contribuir com o aumento da competividade da indústria do Paraná”.

 Iniciativa irá diferenciar o Paraná de outros estados

 Alinhado com as estratégias da Fiep de representar o setor produtivo e, assim, contribuir com a competitividade do setor e o desenvolvimento do Paraná, a Bússola da Inovação tem o objetivo de colocar o Estado em posição diferenciada no cenário econômico empresarial brasileiro.

 Além de contribuir com a competitividade empresarial do Estado, a Bússola da Inovação tem como meta construir retratos setoriais e regionais do processo de inovação, elaborar uma base de dados que permita outros estudos, diagnosticar os principais temas e dimensões da inovação e informar oportunidades de produtos e serviços alinhados às necessidades da indústria.

Para saber mais sobre o projeto Bússola da Inovação da Fiep, acesse www.bussoladainovacao.org.br

Benefícios para as empresas participantes:

  • Diagnóstico personalizado da inovação
  • Sugestão de ferramentas para melhoria do processo de inovação
  • Conhecimento de dimensões do processo de inovação
  • Avaliação dos resultados das práticas administrativas
  • Posicionamento da empresa em seu setor industrial
Anúncios
Esse post foi publicado em Geral/variedades, Inovação, Paraná e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s