Componentes antifúngicos oferecem alternativas naturais para aumento de shelf-life

Pesquisadores estão trabalhando para desenvolver um método de extensão de shelf-life de produtos como queijo, bolos e massas assadas utilizando componentes naturais para atendender às demandas do consumidor.

A companhia de pesquisa Tecnalia esta investigando um novo sistema de proteção ativa para produtos processados através da seleção de componentes antifúngicos naturais, que evitam ou atrasam o crescimento de fungos em produtos alimentares sem afetar as propriedades organolépticas. Outras parcerias do projeto incluem as espanholas AIMPLAS (Instituto Tecnológico do Plástico) e o CNTA (Centro Nacional de Tecnologia e Segurança Alimentar).

Os pesquisadores investigarão três diferentes estratégias: a inclusão direta dos componentes na matriz polimérica do material da embalagem, como uma camada sobre o material, ou como aplicação de uma camada comestível sobre o alimento.

Aditivos Naturais

O uso de elementos antifúngicos e antimicrobianos é uma prática comum para aumento de shelf-life, porém, muitos são sintéticos. Outras alternativas utilizadas  são os tratamentos térmicos, aplicação de atmosferas modificadas ou o uso de aditivos químicos. No entanto, essas tecnologias não resultam em um produto final com todas as propriedades desejadas pelo consumidor como produto natural com boas propriedades organolépticas e shelf-life estendido.

Camada comestível

Dentro das três estratégias de aplicação, a inclusão direta dos componentes no material da embalagem tem se mostrado a melhor opção. Para evitar problemas como perdas das propriedades destes componentes após o processo de embalagem e evitar reações ou interações com o alimento embalado, o projeto propõe a encapsulação destes componentes. Por outro lado, o uso de uma camada comestível sobre o alimento pode ser uma boa alternativa, pois poderá  ser aplicada após o processamento do produto, evitando tratamentos térmicos.

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s