Paraná teve o maior crescimento no emprego industrial em 2011

A indústria do Paraná foi a que apresentou o maior crescimento nas contratações em 2011, entre todos os estados do País. O pessoal ocupado na indústria paranaense cresceu 5,4%, bem acima da média nacional, de apenas 1%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e confirmam o bom momento do setor no Estado – já demonstrado pelo crescimento da produção industrial, que foi de 7% no Paraná em 2011, contra 0,3% na média nacional.

O desempenho da indústria paranaense também superou a média nacional no que diz respeito à folha de pagamento real (com desconto da inflação): enquanto o Estado fechou o ano com variação de 9,8% (atrás apenas de Pernambuco e Minas Gerais), a média do País ficou em 4,2%.

Em relação às horas pagas, o Paraná apresentou crescimento de 2,9% (perdendo apenas para Pernambuco), enquanto a média nacional foi de 0,5%.

O presidente do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), Gilmar Mendes Lourenço, destaca que o bom desempenho do emprego industrial no Paraná foi disseminado por vários ramos, com destaque para as atividades de máquinas e materiais elétricos e de comunicações, alimentos, bebidas, fumo, têxtil, meios de transporte, metalurgia e produtos de metal, por conta do vigor apresentado pelos eixos da economia regional, especialmente agronegócio, construção civil e parque automotivo. Segundo o IBGE, as maiores influências positivas vieram dos setores de alimentos e bebidas (13,3%) e de máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (41,6%)

“Os números comprovam as apostas das empresas privadas instaladas no Paraná na continuidade da recuperação da economia brasileira em médio prazo e na restauração de um ambiente favorável aos negócios no Paraná a partir do começo de 2011”, afirma Lourenço.

FONTE: Agência do Paraná

Anúncios
Esse post foi publicado em Economia e Negócios, Geral/variedades, Paraná e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s