Importação de leite em pó argentino aumenta 135% em janeiro

FONTE: Milkpoint

O ano iniciou com aumento das importações de produtos lácteos. Se compararmos com dados de janeiro de 2011, percebe-se um aumento de 39%, com 5.643 toneladas importadas a mais. Em termos de valores em dólares, o aumento foi de 47%.

O saldo negativo da balança comercial no mês corrente foi 22% superior em comparação ao mês anterior: em janeiro, a balança fechou com saldo negativo de 17.740 toneladas frente ao déficit de 14.574 toneladas em dezembro. Analisando os valores que compõem a balança comercial, observa-se que houve redução em 36% das exportações e aumento de 10% nas importações, o que resultou nessa diferença mensal.

O leite em pó integral e o desnatado foram os maiores responsáveis pela diferença. Foram importadas em janeiro 11.753 toneladas de leite em pó contra 5.725 toneladas em dezembro de 2011.

Outro aspecto que deve ser apontado é a importação de leite em pó da Argentina bem acima do valor limite. No acordo de importação com a Argentina foi estabelecida a cota de 3.600 toneladas mensais de leite em pó desnatado e integral. Entretanto, considerando o total de leite em pó originado desse país, foram importados 5.182 toneladas do produto, um aumento de 135% frente ao mês passado. Segundo informações da CNA, é possível que tenha havido algum tipo de compensação, já que nos meses anteriores os volumes foram inferiores, já que foram importadas 2.232 e 2.204 toneladas em novembro e dezembro, respectivamente. Outra possibilidade seria um atraso nas licenças das importações, uma vez que estas possuem um prazo de até 90 dias para serem internalizadas. De qualquer modo, haverá uma reunião para entendimento dos números, segundo informado ao MilkPoint.

A matéria é da Equipe MilkPoint.

Anúncios
Esse post foi publicado em Economia e Negócios, Indústria Agroalimentar / Agronegócios, Internacionalização, Mercado e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s