Ambiência e novos conceitos para a avicultura brasileira

FONTE: Portal Fator Brasil

O Brasil tem hoje uma das produções avícolas mais desenvolvidas do mundo, cenário que se formou devido ao trabalho e competência dos agentes de toda a cadeia produtiva para se adequar às constantes exigências do mercado internacional. Hoje o País é referência quando o assunto é proteína de frango de qualidade. Além da genética, nutrição e manejo, o bem-estar animal é um dos pilares importantes e responsáveis pela rápida evolução do setor avícola.

Nesse contexto, de acordo com o gerente técnico e comercial da Sanex, Emersson Augusto Pocai, uma das preocupações do avicultor é a ambiência. Ele avalia que atualmente o brasileiro também está cada vez mais exigente e preocupado com a procedência da carne de frango que está consumindo. “A indústria avícola por sua vez tem a obrigação de orientar e, está orientando, o produtor de frangos a implantar novas técnicas e alternativas para atender a necessidade do seu consumidor final”, observa.

Na questão ambiência é que está inserido o Condicionador Ambiental Diatex, que tem um papel essencial no bem-estar animal. “Ele está relacionado principalmente a mudança de conceitos na avicultura brasileira, pois é um produto natural, que causa a morte do Alphitobios diaperinus, o chamado cascudinho, diminui a umidade da cama e a formação de amônia ao mesmo tempo que é inofensivo para a ave, homem e a natureza”, informa Pocai.

Diatex em números. No desenvolvimento do Diatex, a P&D da Sanex produziu e publicou dez trabalhos científicos sobre o produto. Além disso, foi título de dissertação de Mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR).

O responsável pela área de Pesquisa e Desenvolvimento da Sanex, Ricardo Hayashi, explica que o produto é utilizado para controle de insetos, especificamente cascudinhos (Alphitobius diaperinus), “O Diatex (terra diatomácea) tem ação física, agindo através da abrasão da epicutícula, o que leva a morte do inseto por dessecação. O mais importante é que por ser um produto natural, não provoca resistência como a grande maioria dos inseticidas. Em estudos realizados, a terra diatomácea apresentou índices de mortalidade de até 98% de insetos adultos e larvas em aviários”, informa.

Com relação à qualidade ambiental, Hayashi explica que o Diatex apresenta alta capacidade de redução da umidade da cama aviária, diminui seu pH e reduz a volatilização de amônia nos locais aplicados.

Aplicação. Pocai explica que o Diatex é polvilhado manual ou mecanicamente na cama do aviário antes e/ou durante o alojamento das aves. “Lembramos que as doses recomendadas variam para cada lote, integrado, região e finalidade, por isso é imprescindível que a recomendação seja feita por um técnico responsável. Embora o produto seja natural, existe a preocupação com o bem-estar do aplicador (produtor, pessoal que faz a aplicação) e, por isso, recomendamos o uso dos equipamentos de proteção individual (EPI)”, alerta.

Perfil-A Sanex Comércio e Indústria Veterinária Ltda, sediada em Curitiba (PR), opera por meio de duas unidades de negócios sinérgicas: Sanex Saúde Animal e Sanex Saúde Ambiental. Ambas as unidades são responsáveis em suas respectivas áreas pela pesquisa, desenvolvimento, produção, comercialização e assistência técnica das linhas de produtos. As atividades da empresa começaram em 2003 e hoje a equipe é composta por profissionais que atuam há mais de 20 anos no mercado veterinário e possuem ótima formação e competências.

A Sanex foi mais uma vez classificada no ranking das pequenas e médias empresas que mais cresceram no Brasil nos últimos três anos, segundo pesquisa da Revista Exame PME e consultoria Deloitte (2011). Nesta edição a Sanex ficou no 73º lugar entre 250 empresas. Em 2010 a Sanex foi classificada no 75º lugar entre as 200 empresas que mais cresceram no Brasil. A premiação consagra o sucesso da gestão estratégica da Sanex, baseada em pessoas, inovação e qualidade.

Há outras conquistas que também orgulham a equipe Sanex: Prêmio Paranaense da Qualidade em Gestão (PPrQG) na categoria Nível I – Compromisso com a Excelência (novembro de 2011), o prêmio Internacional de Marketing e Negócios na categoria Saúde Animal que foi entregue em julho de 2010 e o Prêmio Top of Quality 2009, na área de produção animal, outorgado pela Ordem dos Parlamentares do Brasil, onde mais de quatro mil empresas em todo o Brasil foram analisadas. [www.sanex.com.br ].

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral/variedades, Indústria Agroalimentar / Agronegócios, Mercado, Qualidade e Segurança Alimentar e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s