Águas residuárias de surimi podem ser fontes adicionais de ingredientes de proteína de peixe

FONTE:Food Ingredients

Proteína reciclada a partir de água de processamento de surimi pode ser fonte adicional de ingredientes de proteína de peixe para a indústria de alimentos.

O surimi é uma base protéica miofibrilar caracterizado por sua funcionalidade e utilização em diversos produtos (Kuhn et al).  O estudo publicado na Journal of Food Quality ( “Recovery and utilization of protein derived from surimi wash-water”, J.J. Stine, L. Pedersen, S. Smiley, P. J. Bechtel) investiga métodos para recuperar proteína de peixe perdida em águas residuárias que são, geralmente, descartadas. Segundo o estudo, sólidos provenientes de água de lavagem de surimi podem ser recuperados com sucesso em uma planta piloto contendo um sistema de membranas de ultrafiltração que concentra a proteína.

O estudo demonstrou que o material recuperado é nutricionalmente similar ao produto final de surimi e o rendimento pode melhorar com a tecnologia de membranas. A proteína pode ser utilizada para a obtenção de ingrediente de proteína de peixe ou pode ser adicionada  novamente, em pequena porcentagem, ao próprio produto final de surimi.

A equipe de pesquisadores deste trabalho explica que as principais vantagens de aplicação do método estão na minimização do impacto ambiental e a geração de lucro.

Como ingredientes o surimi e a proteína de peixe são utilizados em uma grande variedade de produtos. Os produtos de surimi têm popularidade devido a suas propriedades peculiares de textura e alto valor nutricional.

A proteína recuperada por esse método tem um conteúdo de lipídios e hidratação significativamente maiores que o surimi. Porém, a água de lavagem de surimi contém tipicamente entre 0,5 e 2,3% de proteína, sugerindo que novas tecnologias são necessárias para a recuperação dessas proteínas de maneira viável.

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral/variedades, Inovação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Águas residuárias de surimi podem ser fontes adicionais de ingredientes de proteína de peixe

  1. Lys Mary Candido disse:

    Já comprovei isto com minha tese de doutorado na Unicamp em 1998.
    Preparei um concentrado de proteinas sarcoplasmaticas a partir do residuo de obtencao do surimi.
    Profa. Dra. Lys Mary Candido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s