Observatórios Fiep vence etapa Regional Sul do Prêmio FINEP 2011

Observatórios SESI, SENAI e IEL do Paraná ficaram em primeiro lugar na categoria “Instituição Científica & Tecnológica”

Os Observatórios SESI, SENAI e IEL do Paraná venceram da etapa Sul do Prêmio Finep 2011, na categoria Instituição Científica & Tecnológica. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (5) na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Além do troféu, os Observatórios da Fiep receberam R$ 500 mil em recursos não reembolsáveis para aplicar em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I). No dia 15 de dezembro, os Observatórios irão concorrer a etapa nacional, em Brasília, com a possibilidade de trazer para o Paraná, o prêmio de R$ 1 milhão que será aplicado em novas pesquisas para o setor produtivo do Estado.

Os Observatórios SESI, SENAI e IEL do Paraná foram criados pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) em 2004, com o objetivo de trabalhar no desenvolvimento de projetos de pesquisa, prospecção, difusão de novas tecnologias e articulação que visam o desenvolvimento industrial sustentável. “Somos uma equipe multidisciplinar composta por profissionais de diferentes níveis de formação e áreas do conhecimento”, define a gerente dos Observatórios, Marília de Souza.

“Fazemos estudos de futuro para o desenvolvimento da indústria paranaense. Planejamos estratégias compartilhadas com representantes de diferentes setores na busca de soluções que atendam aos interesses coletivos da sociedade. Promovemos articulações entre organizações públicas e privadas com o objetivo de fortalecer as interações e promover inovações”. Com esse trabalho descrito por Marília, os Observatórios atenderam os critérios da banca avaliadora do prêmio, que busca reconhecer características como o esforço em capacitação de recursos humanos; os impactos em geral do projeto para a sociedade; volume de recursos investidos em inovação e parcerias construídas.

Destaque – Um dos projetos de maior destaque dos Observatórios SESI, SENAI e IEL do Paraná são as Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense, criado em 2006 para traçar mapas dos caminhos a serem percorridos em direção a um futuro sustentável para o Paraná. Os Roadmapings do projeto foram concebidos para apoiar a formulação e a implementação de estratégias que permitem à indústria avançar em direção ao futuro desejado. As áreas que já tiveram seus Roadmaps desenvolvidos são: indústria agroalimentar, biotecnologia agrícola e florestal, biotecnologia animal, energia, meio ambiente, metal mecânica, microtecnologia, papel e celulose, plástico, produtos de consumo, saúde, turismo e construção civil.

Paraná é referência em inovação

Outras quatro empresas paranaenses também subiram ao pódio na cerimônia de entrega da 14ª edição do Prêmio Finep. A Herbarium Laboratório Botânico ficou em terceiro lugar na categoria Média Empresa; a Associação de Artesanato e Estilo (ARTEST) e a Associação Aliança Empreendedora levaram o segundo e terceiro lugar, respectivamente, na categoria Tecnologia Social.

O prêmio recebeu este ano 353 inscrições em todo o território nacional nas cinco categorias em disputa, sendo 110 na Região Sul. Representando o presidente da FINEP, Glauco Arbix, o coordenador nacional do prêmio, Carlos Ganem, falou sobre a importância da inovação. “Precisamos apostar na inovação e viciar o setor produtivo para inovar. Porque a inovação é uma praga que faz da gente um soldado obstinado para descobrir o novo e crescer”, concluiu.

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral/variedades, Inovação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s