União Européia trabalhará setor de produção de alimentos para a redução de resíduos

FONTES: www.recyclingportal.eu e www.foodanddrikeurope.com

Diante dos desperdícios de alimentos em toda a cadeia – produção, processamento, distribuição e consumo, a UE irá tomar medidas nacionais para melhorar a eficiência da cadeia fornecedora de alimentos. A UE irá trabalhar no processamento e embalagem das indústrias para cortar desperdícios e tomará medidas, setor por setor, visando diminuir resíduos de alimentos pela metade até o ano de 2025.

Além de campanhas informativas e educativas para a população, o comitê de desenvolvimento rural e agrícola, que encabeça estas medidas, sugere que uma variedade maior de tamanhos e materiais para embalagens devem estar disponíveis afim de melhorar a conservação dos alimentos. Além disso, o comitê defende um sistema de rotulagem com duas datas, uma informando até quando o produto pode ser vendido e outra informando até quando o produto pode ser consumido. Acredita-se que esta medida irá evitar situações nas quais os alimentos são oferecidos pelos fornecedores em datas muito próximas a validade, aumentando o potencial de desperdício. Além disso o comitê europeu deverá garantir o entendimento da população sobre a diferença entre a restrição de qualidade (best-before date) e a restrição de segurança alimentar (use by date). Produtos alimentares danificados poderão ser vendidos com desconto.

Anúncios
Esse post foi publicado em Embalagens, Geral/variedades, Legislação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Qualidade e Segurança Alimentar, Segurança Alimentar - Regulamentação e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s