Especial Ômega 3

FONTE: Foodnavigator

O mercado de ômega-3, recentemente avaliado em U$ 8 bilhões (Packaged Facts) é dominado pelo óleo de peixe. Oitenta por cento do mercado global de 2010 de ômega 3 para consumo humano vem de peixes, sendo 75% utilizado para suplementos dietéticos. Porém existe fontes alternativas:

Pequenos Crustáceos

O ômega 3 tem sido retirado de um conjunto de espécies de animais invertebrados semelhantes ao camarão. A empresa de pesquisa de mercado packages facts (líder no setor de alimentos e bebidas) prevê que este tipo de fonte terá papel importante nos próximos anos no segmento de suplementos enquanto mais estudos científicos defendem os benefícios para a saúde destes crustáceos. Os pequenos crustáceos são o tipo de pesca mais sub-explorada do mundo segundo o World Wildlife Fund (WWF).

 Algas

Ômega 3 proveniente de algas também está crescendo, já que nos últimos meses novos produtos desta fonte têm entrado no mercado, com fornecedores como a Aurora Algae e Algae Biosciences Corp.

 Mexilhão de Lábio Verde (Perna canaliculus)

Outra fonte marinha ranqueada como umas das fontes de frutos do mar mais ecológicas.

 Linhaça

O rápido crescimento desta fonte se explica pela receptividade dos consumidores por ômega 3 não-marinhos, que podem ser facilmente incorporados em refeições diárias.

 Plantas

Apenas 8-20% do ALA é convertido em EPA nos humanos, e de 0,5 a 9% do ALA é convertido em DHA. Isto tem atraído a atenção de alguns pesquisadores para a bioengenharia de produção de EPA e DHA a partir das plantas. A gigante biotecnológica BASF tem explorado o óleo de canola para a produção de EPA e DHA.

Soja

Outro ácido graxo ômega 3 que tem sido estudado é o SDA (ácido estearidônico), um intermediário na conversão de ALA a EPA. A Solae e a Monsato comercializam a última variedade desenvolvida para ser rica em SDA.

Espera-se que o mercado de ômega 3 ainda cresca de 15 a 20%.

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral/variedades, Inovação, Produtos Funcionais, Tecnologias e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s