Projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta” incentiva grandes marcas na redução do impacto ambiental

FONTE: Revista Fator, site Walmart Sustentabilidade

A rede Walmart, através do projeto “Sustentabilidade de Ponta a Ponta”,  uma iniciativa admirável da companhia, incentiva representantes de grandes marcas a avaliarem questões de impactos ambientais de ciclos de vida de seus produtos. 

A rede convida grandes fornecedores para o Projeto, e o resultado é a inovação do portfólio das companhias com  produtos sustentáveis em toda a cadeia produtiva.

Foi o caso da Sara Lee Cafés, multinacional líder no segmento no Brasil, que através do convite criou o Pilão Origem: um produto sustentável em toda a cadeia produtiva.

Segundo Dantes Hurtado, presidente da Sara Lee Cafés do Brasil, a companhia enxergou uma oportunidade de colocar em prática sua preocupação em relação às questões ambientais, sociais e econômicas, oferecendo um produto de qualidade, que busca a harmonia com o planeta em toda a cadeia produtiva, desde a escolha dos grãos até a casa do consumidor.

As principais propostas de melhorias do Pilão Origem em termos de sustentabilidade se efetivaram principalmente no uso de matérias-primas e insumos certificados. Houve redução no consumo de água e de gás natural por tonelada de café produzida devido à certificação ISO 14001. Além disso, houve redução de material de embalagem primária e tinta de impressão. Reduziu-se para zero o uso de etiquetas de identificação nas caixas e o filme stretch, envoltório dos paletes, também teve sua massa reduzida. As caixas foram confeccionadas a partir de papelão ondulados 100% reciclado com certificação FSC (Forest Stewardship Council). 

 Na ponta do consumo, disseminando a cultura de sustentabilidade, o café Pilão Origem utiliza a embalagem para informar e educar o consumidor quanto ao uso de sobras e resíduos pós-preparo, como o aproveitamento da borra de café no combate à dengue.

Na edição de 2011, empresas como Kimberly-Clark, Whiskas, Ambev, Danone, entre outras, também aderiram ao projeto com economias expressivas na massa de embalagens e resíduos, produtos por caminhão, emissão de CO2, consumo de água e de energia, entre outros parâmetros ambientais.

Veja o  Relatório Sustentabilidade de Ponta a Ponta na íntegra

Anúncios
Esse post foi publicado em Certificações, Embalagens, Geral/variedades, Inovação, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s