Luz pulsada e adoção na Indústria

FONTE: http://www.foodproductiondaily.com

A técnica de descontaminação por luz pulsada pode decolar nos próximos anos à medida que, aos poucos, as companhias de alimentos tenham o conhecimento da segurança, baixo custo e benefícios ambientais que a técnica oferece.   

Os sistemas de Luz Pulsada expõem o alimento ou superficies de embalagens a pulsos intensos de luz branca de curta duração, tendo um efeito letal nos microorganismos como bactérias, esporos e bolores.

Embora exista inúmeras aplicações comerciais, particularmente em linhas de embalagem – com companhias já bem estabelecidas como a Claranor (companhia francesa) e a Montena – acredita-se que a tecnologia de luz pulsada terá aceitação mais ampla no médio prazo.

Além de aplicações de esterilização de alimentos e embalagens, a Luz Pulsada pode também descontaminar líquidos claros, podendo ser aplicada tanto em produtos na indústria de bebidas quanto em efluentes em plantas de produção, sem a necessidade de utilização de produtos químicos.

A luz pulsada inativa microorganismos das superfícies dos objetos, e a magnitude da inativação irá variar de superfície para superfície. No caso particular dos alimentos a natureza irregular das superfícies pode causar efeitos de sombra, o que pode ser um fator limitante para a aplicação de luz pulsada. A natureza do alimento também irá influenciar no tratamento. Assim, é importante que cada produto seja investigado e avaliado para efeito assertivo do tratamento, sendo possível em alguns casos tratar o alimento na embalagem.

Anúncios
Esse post foi publicado em Embalagens, Inovação, Segurança Alimentar - Regulamentação, Tecnologias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s