A disputa entre o vidro e o plástico

FONTE: Zero Hora

 Pesquisadores e indústrias em esforço conjunto para descobrir qual é a melhor embalagem

 Para a Associação Técnica Brasileira das Indústrias Automáticas de Vidro (Abividro), é óbvio:

– O vidro é totalmente reutilizável. Você joga os cacos em um forno a 1.300°C e eles se transformam em outro vidro. O aproveitamento é de 100%. Estamos prontos para qualquer tipo de discussão sobre as vantagens que o vidro pode oferecer – diz Lucien Belmonte, superintendente da Abividro.

O discurso é tão assertivo que, ao desligar o telefone, o interlocutor acredita estar diante do mais limpo processo industrial. A certeza se mantém até ouvir os argumentos de Auri Marcon, presidente Associação Brasileira da Indústria do PET (Abipet):

– Se um caminhão sair carregado com água em embalagem retornável (vidro), 48% do espaço será ocupado com a embalagem e 52% com o líquido. Se for com PET, apenas 2% da carga será com embalagem e 98% com o produto. Sem falar na reciclagem, que gera um faturamento anual de cerca de R$ 1,1 bilhão.

Na academia, as análises são ponderadas. Coordenador da Faculdade de Engenharia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Claudio Luis Crescente Frankenberg destaca vantagens em ambos:

– Do ponto de vista ambiental, o vidro talvez seja menos agressivo. Em termos de comodidade, o PET é mais fácil de lidar.

Mestrandaem Engenharia Urbanae Ambiental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio e pela Universidade Técnica de Braunschweig, na Alemanha, a arquiteta e urbanista Patrícia Guedes ressalta a rentabilidade da reciclagem do plástico. Ao interpretar a pesquisa Pagamento por Serviços Ambientais Urbanos Para Gestão de Resíduos Sólidos, realizada no ano passado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas, Patrícia salienta:

– É estranho pensar em retorno do uso do vidro, porque o PET se mostra mais benéfico.

Anúncios
Esse post foi publicado em Embalagens, Geral/variedades, Meio Ambiente e Sustentabilidade. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s