Carne in vitro – hambúrguer de laboratório a caminho

FONTE: FOOD NAVIGATOR.COM

Diante da população crescente e conseqüente aumento da demanda por produtos cárneos, a primeira carne in vitro do mundo pode ser o começo de uma nova solução para o problema, dizem os pesquisadores

 Pesquisadores pretendem produzir hambúrguer de laboratório dentro de 12 meses

 Uma equipe de cientistas, liderada pelo Dr. Mark Post, professor de fisiologia da Maastricht University, na Holanda, estão desenvolvendo produtos cárneos a partir de células tronco do gado. O processo in vitro envolve o crescimento do tecido muscular a partir de um pequeno número de células tronco provenientes de vacas saudáveis.

Os pesquisadores acreditam que a chamada ‘test tube meat’, pode resultar em uma produção de alimentos segura, sustentável e de baixo custo, sem a necessidade de estoque vivo.

 Crescimento populacional

Pesquisadores afirmam que a população mundial irá crescer excessivamente nas próximas décadas e a expectativa é que o consumo mundial de carne dobre em 2050.

Como resultado, carnes de laboratório como de gado, de frango e ovelha podem se tornar comuns.

Carne in vitro

Os pesquisadores estão atualmente trabalhando na produção de hambúrguer a partir de 10.000 células tronco de gado. As células são multiplicadas em mais de um bilhão de vezes, produzindo tecido muscular que é então utilizado para a produção de hambúrgueres.

Em 2009 pesquisadores da Maastricht University também produziram tiras de porco utilizando métodos similares, filés de peixe já haviam sido produzidos em um laboratório de Nova Iorque a partir de células de tecidos musculares do peixe gold fish (carpa colorida).  A equipe diz que o primeiro hambúrguer in vitro estará proto para ser testado em menos de 12 meses.

Sustentável?

Um estudo feito por pesquisadores na Oxford University sugere preliminarmente que a produção de carne in vitro pode significar uma redução de35 a 65% no consumo de energia, necessidade de uma área de produção 98% menor além da redução expressiva da emissão de gases.

Anúncios
Esse post foi publicado em Geral/variedades, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Tecnologias e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s