Extractos vegetais podem substituir sal

Extractos de origem vegetal poderiam ser utilizados como substitutos do sal para reduzir em cerca de 43 % os níveis de sódio em produtos alimentares, sem afetar o sabor salgado, segundo revela uma investigação recente, publicada no Food Research International.Segundo Gyu-Hee Lee, do Departamento de Ciência dos Alimentos e Biotecnologia da Universidade Woosong, na Coreia, o grau de salinidade dos extractos de origem vegetal e do cloreto de sódio são idênticos, no entanto, os extractos de origem vegetal apresentam aproximadamente menos 43 % de sódio. Por conseguinte, os substitutos do sal de origem vegetal podem ser usados em alimentos para reduzir a ingestão de sódio sem alterar o seu sabor.

O sódio é um nutriente essencial, mas o organismo apenas necessita de cerca de 0,5 gramas por dia – a ingestão excessiva de sódio é geralmente associada a condições como pressão arterial elevada (hipertensão) e doenças cardiovasculares.

Aproximadamente um quarto dos adultos sofrem de hipertensão, que é um importante factor de risco para doenças coronárias, derrames e morte prematura. No entanto, pelo fato do sal estar presente em quase todos os gêneros alimentícios, a redução do consumo do mesmo não é facilmente atingida.

Lee afirma que 75 % do consumo de sódio se deve aos alimentos processados, portanto, a redução de sódio deve ser implementada a nível das indústrias alimentares.

No entanto, o sabor de muitos alimentos está associado com o sal, pois este permite realçar o seu sabor. Consequentemente, têm surgido várias tentativas de redução dos níveis de sal nos alimentos sem alterar a intensidade do sabor salgado. Este objetivo poderá ser atingido através da substituição do sal por substâncias com capacidade para intensificar o sabor e o aroma salgado.

Atualmente existem duas categorias principais de substitutos do sal: os sais de potássio e as ervas e especiarias. O sail de potássio pode ser usado para reduzir a ingestão de sódio através da substituição direta, porém o potássio atribui um sabor ligeiramente amargo aos alimentos e não tem o mesmo efeito aromático. No que diz respeito às ervas e especiarias, parecem ser uma alternativa mais segura, mais saborosa e mais saudável.

No entanto, os investigadores observaram que, embora as ervas e especiarias possam substituir o sal na dieta, elas não permitem obter um sabor salgado equivalente ao do sal. Por conseguinte, torna-se imperativo desenvolver um substituto do sal saudável e que permita salgar os alimentos.

Lee afirma que o objetivo desta investigação era desenvolver um substituto do sal de mesa, saudável e com um sabor intenso, a partir de extractos vegetais.

Detalhes do estudo

Para desenvolver o substituto do sal com baixo teor de sódio, foram realizadas análises sensoriais a 13 extratos de plantas. Após a avaliação sensorial, três dos extractos, que apresentavam um sabor salgado e umami, foram selecionados e transformados em pó.

Os três extratos selecionados foram Saliornia herbacea L, Laminaria japonica e Lemtinus sedodes.

Estes três extractos foram posteriormente misturados para produzir um substituto do sal de origem vegetal (PSS, sigla em Inglês), que foi então testado em comparação com o cloreto de sódio, para se avaliar os níveis de sódio.

Os resultados do teste revelaram que uma proporção de 1,55% do substituto de origem vegetal atribui aos alimentos um sabor idêntico a 1 % de cloreto de sódio. Mas, o PSS apresenta quase um terço do sódio existente no cloreto de sódio.

Segundo Lee, o PSS pode ser utilizado em alimentos processados para reduzir os níveis de sódio, sem diminuir o paladar salgado que podem influenciar nas preferências dos consumidores.

Fonte: Food Navigator por Qualfood

Anúncios

Sobre ODI/PR Agroalimentar

Observatório de Desenvolvimento Industrial da Federação das Indústrias do Estado do Paraná
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Extractos vegetais podem substituir sal

  1. leonildo ferreira bitencourt disse:

    gostaria de saber quando este produto vai estar no mercado pois acho muito interessante tal vegetal que ira fazer bem as pssoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s